APOSTILA IMPRESSA - matéria completa para Professor II - Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano da Prefeitura de Uberlândia - Minas Gerais - Edição 2016 - 500 páginas
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Apostila Prefeitura de Uberlândia - Professor II - Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano

Apostila Prefeitura de Uberlândia - Professor II - Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano

Modelo:APOSTILA IMPRESSA Edição: 25/08/2016


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APOSTILA IMPRESSA
Matéria completa
500 páginas

GRÁTIS: Curso Online de Língua Portuguesa, Matemática e Informática para concursos.
**Link encaminhado junto ao email de confirmação do pagamento**


Ensino Médio
Salário: R$ 1.542,47
50 vagas

Inscrições: de 14/10 a 06/11/2016
Site: http://www.ivin.com.br
Prova: 03 e 04/12/2016

Apostila Prefeitura de Uberlândia - Professor II - Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

EDITAL Nº 001/2016 - 10/08/2016

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APOSTILA IMPRESSA

 

 

Matéria Completa

Contém testes com respostas

500 páginas

 

 

Conteúdo programático:

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Reconhecimento de traços característicos da linguagem falada e da linguagem escrita. Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Elementos de coesão textual: artigos, numerais, pronomes, conjunções, expressões sinônimas e antônimas. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal. Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Conotação e Denotação; Morfologia e Sintaxe.

 

MATEMÁTICA (RACIOCÍNIO LÓGICO)

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Problemas com Sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

INFORMÁTICA BÁSICA

Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox e Chrome. Ferramentas e aplicações de informática. Ambiente Windows. Linux. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Segurança Virtual. Malwares. Antivírus. Firewall.

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

A lei 9394/96 e seus avanços durante a sua primeira década de promulgação. Políticas e formação e valorização do magistério. Avaliação crítica das políticas públicas no que se refere à Educação Básica. Princípios orientadores, finalidades e objetivos do Ensino Fundamental: séries iniciais e finais. Produção, formas e estratégias de avaliação. Direitos Humanos e cidadania. Educação inclusiva. As teorias pedagógicas no Brasil e suas implicações na educação básica: a pedagogia liberal; o tecnicismo; os crítico-reprodutivistas; a educação progressista. Precarização do trabalho docente e do ambiente escolar. Educação popular, movimentos sociais e minorias sociais.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei Federal 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações posteriores. Lei Municipal 11.444/2013 – Rede Municipal Pelo Direito de Ensinar e de Aprender. Lei 040/92 – Estatuto do Servidor Municipal de Uberlândia. Lei Municipal 11.967/2014 – Plano de Cargos e Carreira da Educação. Parecer CNE/CBE 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Resolução CNE/CBE 5/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 12.288/2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Lei 10.639/2003. Lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Lei 11.769/2008. A função social da escola pública. A relação educação-sociedade e a escola em seu contexto social. A qualidade do processo de ensino e aprendizagem referenciada socialmente. O processo de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico cultural. Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. A prática pedagógica do professor no cotidiano escolar. Organização do trabalho pedagógico – currículo, planejamento e avaliação mediadora. Pedagogia de projetos. Concepção de infância na perspectiva histórico-cultural. As múltiplas linguagens na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O cuidar e educar na educação infantil. A importância da literatura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A organização do tempo e do espaço na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O brincar e sua relação com o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Brinquedos e brincadeiras. Relação afetiva criança/adulto. Integração família e escola. O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tendências pedagógicas na educação. Projeto Político Pedagógico. Educação Inclusiva. Conhecimentos dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Ensino Religioso e Literatura. A importância da formação contínua para a prática pedagógica.

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Características



      ÁREA DO CONCURSEIRO  

     

     

     

     

       ATUALIDADES   

     

    As notícias e fatos recentes e mais relevantes no contexto histórico, político, econômico e social que podem facilmente ser cobrados nesse concurso, assim como em qualquer outro. Comentado pela equipe Solução.
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