Apostila de Professor-Pedagogo da Prefeitura de Fortaleza - Concurso 2015 - 582 páginas
Apostila ImpressaApostila Impressa
Product ID: 1355
New In stock
Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedagogo

Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedagogo

Disponibilidade: Edição: 30/06/2015


Por:
R$ 45,00

R$ 42,75 à vista com desconto Boleto - TrayCheckout
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedagogo

 

Concurso da Prefeitura de Fortaleza - Edital nº 50/2015 - ver editais e publicações 

Inscrições de 15/06 a 12/07/2015 no site http://www.fortaleza.ce.gov.br/imparh

 

Apostila Completa

Contém testes com respostas

582 páginas

 

 

Conteúdo da Apostila para Professor-Pedagogo

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordâncias nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

1 Noções de lógica. 1.1 Estruturas lógicas e diagramas lógicos. 1.2 Valores lógicos das proposições. 1.3 Conectivos. 1.4 Tabelas-verdade. 2 Lógica de argumentação. 3 Sequências e séries. 4 Correlação de elementos. 5 Raciocínio analítico.

 

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO

1 Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 2 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente). 3 Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214). 4 Emenda Constitucional nº 53/2006. 5 Lei nº 11.494/2007 e suas alterações. 6 Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 7 Lei nº 11.114/2005. 8 Lei nº 11.274/2006. 8. Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

 

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS

1 História do pensamento pedagógico brasileiro. 1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. 1.2 Projeto político-pedagógico. 2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem. 2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. 2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. 2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. 3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. 3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. 3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. 3.4 Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. 3.5 Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. 3.6 Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais. 4 Teorias do currículo. 4.1 Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. 4.2 Gestão da aprendizagem. 4.3 Planejamento e gestão educacional. 4.4 Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. 4.5 O professor: formação e profissão. 4.6 A pesquisa na prática docente. 4.7 A dimensão ética da profissão. 5 Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. 6 Políticas educacionais para a educação básica. 6.1 O ensino médio. 6.1.1 Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. 6.1.3 O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. 6.2 Educação inclusiva. 6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. 6.4 Protagonismo juvenil e cidadania. 7. Educação Inclusiva – A escola no contexto das diferenças.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 Diferentes concepções de educação e didática. 1.1 As diferentes concepções de educação. 1.2 A importância da educação como processo de mudança. 1.3 Origem e concepção de didática. 1.4 A didática e a formação do profissional da educação. 2. Contexto da instituição escolar. 2.1 Escola: local de trabalho docente e processo de ensino. 2.2 Conceituação de ensino e aprendizagem. 2.3. A formação do professor na sociedade. 2.4. Profissão docente: compromisso e ética. 2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural. 2.6. O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. 3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”). 3.1 Diferentes concepções sobre ensinar e aprender. 3.2 Trabalhando com projetos. 3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas. 3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola. 3.5 Relações entre professor e aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico-raciais). 3.6 Organização curricular da escola. 3.7 O planejamento como instrumento de ação educativa. 3.8 Um plano de aula e seus componentes. 3.9 A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico. 3.10. Construção da autonomia do aluno. 3.11 A avaliação como processo de construção do conhecimento. 4. Avaliações externas SPAECE/SPAECEalfa. 4.1 ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). 4.2 Prova Brasil / Provinha Brasil. 5. Processos de alfabetização. 5.1 PAIC. 5.2. PNAIC. 5.3. GEEMPA. 6. Educação infantil. 6.1. Processos de desenvolvimento e aprendizagem nos seis primeiros anos de vida, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon. 6.1. Concepção de criança, infância e educação infantil: evolução histórica. 6.2. Organização do espaço, do tempo e dos materiais para a educação da criança. 6.3. Função atual da educação infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis na formação pessoal e social da criança na creche e na pré-escola. 6.4. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. 6.5. A leitura e a escrita na educação infantil: a importância da experiência com os diversos gêneros para o desenvolvimento da linguagem. 6.6 O currículo na educação infantil: linguagens corporal, oral e escrita, desenho, música, movimento, conceitos lógico-matemáticos, conceitos sobre o mundo natural e sociocultural, objetivos e atividades. 6.7. Princípios e características da avaliação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características



      ÁREA DO CONCURSEIRO  

     

     

     

     

       ATUALIDADES   

     

    As notícias e fatos recentes e mais relevantes no contexto histórico, político, econômico e social que podem facilmente ser cobrados nesse concurso, assim como em qualquer outro. Comentado pela equipe Solução.
    Baixar

     

     

       CURSO ONLINE   

     

    Videaoulas grátis de Língua Portuguesa, Matemática e Informática.

    Acesso via PC : clique aqui

    Acesso via Smartphone : clique aqui

     

     

       CONTEÚDO GRATUITO   

     

     

    DICIONÁRIO JURÍDICO

     
    Baixe um dicionário de A a Z de tudo que você precisa para entender o "dialeto" do direitos.

    GLOSSÁRIO DE INFORMÁTICA


    Baixe também um glossário de A a Z da informática.
    Acessar


    DICAS PARA REDAÇÃO


    A redação é um instrumento valioso para o progresso na escrita. Quer saber como elaborar uma boa redação de encher os olhos do examinador? Descubra.
    Acessar


    DICAS PARA CONCURSOS


    Muitos candidatos sonham com o que irá cair em sua prova, mas o único conhecimento que têm é através do edital. Para saber mais clique abaixo.
    Acessar


    NOVA ORTOGRAFIA


    Oh, as famosas pegadinhas em concurso! Principalmente no que tange a matéria de Lingua Portuguesa.  Evite-as.

    Acessar

     

     

    Confira também

    Compre Junto

    •  
      Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedagogo
      +
       
      Apostila Raciocínio Lógico para Concursos - 500 Testes
      APOSTILA + TESTES
      + 1 Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedag...
      + 1 Apostila Raciocínio Lógico para Concursos - 500 Te...
      • Preço Total: R$ 73,00
      • Comprando Junto:R$ 68,00
      • Economize: R$ 5,00
    •  
      Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedagogo
      +
       
      Apostila Matemática para Concursos
      APOSTILA + MATEMÁTICA
      + 1 Apostila Prefeitura de Fortaleza - Professor-Pedag...
      + 1 Apostila Matemática para Concursos
      • Preço Total: R$ 85,00
      • Comprando Junto:R$ 80,00
      • Economize: R$ 5,00

    Confira também