APOSTILA IMPRESSA - matéria completa para Berçarista da Prefeitura do Município de Catanduva - Edição 2016 - 394 páginas
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Apostila Prefeitura de Catanduva - Berçarista

Apostila Prefeitura de Catanduva - Berçarista

Edição: 14/07/2016


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Ensino Médio
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Inscrições: de 14/07 a 12/08/2016
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Prova: 09/10/2016

Apostila Prefeitura de Catanduva - Berçarista

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CATANDUVA

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016

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APOSTILA MPRESSA

 

Matéria Completa

Contém testes com respostas

394 páginas

 

 

 

Conteúdo Programático:

 

CONHECIMENTOS GERAIS

 

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo,  numeral,  pronome,  verbo,  advérbio,  preposição  e  conjunção:  emprego  e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

 

Matemática

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

 

Atualidades

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Brasil. Secretaria da Educação Básica. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Brasília: MEC/SEB, 2012.
______. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. vol.1.

______.Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das     crianças. Brasília:      MEC/SEB, 2009.

______.  Secretaria  de  Educação  Básica. Diretrizes  curriculares  nacionais  para  educação infantil. Brasília:        MEC/SEB,        2010.        

______. Secretaria da Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação     pedagógica.Brasília:     MEC/SEB,     2012.

______.  Conselho  Nacional  de  Educação. Parecer  CNE/CEB  n.º  20/2009,  de  11.11.2009 –Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5de 17 de dezembro de 2009 –Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Artigos 5º, 205 a 214, 227 a 229.

______.Ministério  da  Educação  e  do  Desporto.  Secretaria  de  Educação  Fundamental.Referencial  Curricular  Nacional  para  Educação  Infantil.Brasília:  MEC/SEF,  1998.  Vol.  1;  vol.  2; vol. 3

______. Lei Federal n.º 8.069/90 –Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 53 a 59 e 136 a 137.

______. Lei Federal n.º 9.394/96 –Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

______. Lei Federal n.º 12.796/2013 –Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.

BARBIERI, S. Interações:onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada.Campinas, SP: Autores Associados,2012. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. (Coleção Formação de Professores. Série Educação Infantil em Movimento).

DIDONET,   V. A   Avaliação   na   e   da   Educação   Infantil.

FALK, J. (org). Educar os três primeiros anos:a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011. Trad. Suely Amaral Mello.

FARIA,  A.  L.  G.;  FINCO,  D.  (orgs). Sociologia  da  infância  no  Brasil.  Campinas:  Autores Associados, 2011. Cap. 3, pág. 55 a 79.

FOCHI, P. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. Capítulo 1, pág.29 a 59.

GOBBI, M. A.; PINAZZA, M. A. Infância e suas linguagens.São Paulo: Cortez, 2014. caps. 2, 4 e 5.

HOFFMANN. J. Avaliação e Educação Infantil:um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014. cap. 2.

MELLO,  S.  A.  Os  bebês  como  sujeitos  no  cuidado  e  na  educação  na  escola  infantil.Revista Magistério,São   Paulo –SME/DOT,   n.   3,   p.   46-53,   2014. 

NASCIMENTO, M. L. Algumas considerações sobre a infância e as políticas de Educação Infantil. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 14. n. 23/24, p. 146-159, jan-dez. 2011.

OSTETTO,  L.  E.  (org). Encontros  e  encantamentos  na  educação  Infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas/SP: Papirus, 2000. cap.10.

RICHTER, S. R. S.; BARBOSA, M. C. S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. RevistaEducação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr. 2010.

SIAULYS, M. O. C. Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 

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Características



      ÁREA DO CONCURSEIRO  

     

     

     

     

       ATUALIDADES   

     

    As notícias e fatos recentes e mais relevantes no contexto histórico, político, econômico e social que podem facilmente ser cobrados nesse concurso, assim como em qualquer outro. Comentado pela equipe Solução.
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