Apostila para Especialista em Educação Básica da Polícia Militar de Minas Gerais – EEB – Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica.
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Apostila PM-MG Especialista em Educação Básica da Polícia Militar de Minas Gerais – EEB – Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica

Apostila PM-MG Especialista em Educação Básica da Polícia Militar de Minas Gerais – EEB – Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica

Edição: 15/12/2014


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Apostila PM-MG Especialista em Educação Básica da Polícia Militar de Minas Gerais – EEB – Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica 

CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - PM-MG

EDITAL SEPLAG/PMMG Nº. 06/2014, de 28 de novembro de 2014

Todas as matérias contém testes com respostas

300 páginas

 

Conteúdo programático da Apostila para Especialista em Educação Básica da Polícia Militar de Minas Gerais – EEB

CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUÊS
I – Procedimentos de Leitura
Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global.
Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião.
II – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.
Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais. Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade.
III– Relação entre textosPágina 33 de 37
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV – Coerência e coesão no processamento do texto
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto.
V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.
Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos.
Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI – Variação linguística
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


MATEMÁTICA
I – Espaço e Forma
Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. Reconhecer transformações no plano.
Aplicar relações e propriedades.
II – Grandezas e Medidas.
Utilizar sistemas de medidas.
Medir grandezas.
Estimar e comparar grandezas.
III – Números, Operações e Álgebra
Conhecer e utilizar números. Realizar e aplicar operações.
Utilizar procedimentos algébricos.
IV – Tratamento da Informação
Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos. Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.


LEGISLAÇÃO
- Lei nº 869/1952 – Estatuto do Servidor Civil de Minas Gerais: art. 13; art. 17 a 19; art. 23; art. 54; art. 62, 66; art. 80; art. 208 a 212; art. 218 a 234.
- Lei nº 7.109/77 – Estatuto do Magistério de Minas Gerais: art. 1º ao 3º; art. 12 a 14; art. 29 a 33; art. 66 a 68.
- Lei nº 20.010/12 – Define o sistema de Ensino da PMMG: art. 3º ao 7º.
-Lei nº 15.301/04 – Define as carreiras da Administração Pública de Minas Gerais: art. 1º; art. 3º; art. 8º a 8º – G.
- Resolução nº 4.209/12 – Contém o regulamento da Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social da PMMG: art. 2º ao 8º; art. 13; art. 14; art. 27 a 34; art. 36, art. 47 a 49.
- Resolução nº 4.025/12 – Define normas para organização do ensino fundamental com nove anos de duração no Sistema de Ensino da PMMG: art. 1º ao 12; art. 21 ao 25.
Direitos Humanos: 1. Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos).


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Padrões Profissionais de Competência para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar/Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Educacional de Minas Gerais.
Noções gerais de informática

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Características



    CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
    EDITAL SEPLAG/PMMG Nº. 06/2014, de 28 de novembro de 2014

    Inscrições de 15/12/2014 a 15/01/2015 - ver edital

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