Apostilas para o concurso de Professor de Educação Básica I - PEB-I do Estado de São Paulo - SEE-SP
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Apostila PEB-I  - Professor de Educação Básica I do Estado de São Paulo - 2 volumes

Apostila PEB-I - Professor de Educação Básica I do Estado de São Paulo - 2 volumes

Edição: 16/09/2014


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Apostilas atualizadas para o concurso de Professor de Educação Básica I - PEB-I, conforme Resolução SE 52/2013 e Instruções Especiais SE n° 02/2014

Apostila PEB-I - Professor de Educação Básica I do Estado de São Paulo

 

2 VOLUMES

APOSTILAS ATUALIZADAS CONFORME A RESOLUÇÃO SE 52/2013 E AS INSTRUÇÕES ESPECIAIS SE N° 02/2014

CONTÉM TESTES COM RESPOSTAS

PROVA SIMULADA COM 80 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE A MATÉRIA DO CONCURSO

 

Parte Geral : 280 páginas

Conhecimentos Específicos : 218 páginas

 

 

Conteúdo da Apostila PEB-I de São Paulo - Parte Geral

280 páginas

 

BIBLIOGRAFIA

 

Livros e Artigos
1. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
2. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.
3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
4. FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28. 5 Izilda/Edisonn.100 – Especial, p.965-987, out. 2007. Disponível em:
. Acesso em: 2 jul.2013.
5. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf> Acesso em: 05 jul. 2013
6. LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo:  Summus, 1992.
7. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000. 
Disponível em:
Acesso em: 2 jul.2013. 
8. RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.
9. SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar  o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
10. SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil.  Campinas; Autores Associados, 2010.
11. TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita.  Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64,  out./dez. 1956. p.3-27. Disponível em: < http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/gratuita.html> Acesso em 03  jul.2013.

 

 

Livros e Artigos
1. ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004. Disponível em: Acesso em: 05 jul. 2013.
2. FREURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora DPA, 2003.
3. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.
4. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10847.pdf>. Acesso em: 2 jul.2013.
5. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005.
6. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.
7. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
1. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2013.
2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2013.
3. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20. Disponível em: Acesso em: 18 jul.2013.

 

LEGISLAÇÃO
1. BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – 1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214)
2. BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA(Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69)
3. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
4. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004)
5. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)
6. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)
7. SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas
8. SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental.(Indicação CEE nº 8/97 anexa)

 

Conteúdo da Apostila PEB-I de São Paulo - Conhecimentos Específicos

218 páginas

 

LIVROS E ARTIGOS
1. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002
2. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; Mercado de Letras, 2004
3. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010
4. FIORIN, José Luiz de. Introdução ao pensamento de Bakhtin. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v.13, n.1, p.210-215,2007
5. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996
6. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002
7. LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p.73-155 35
8. PIRES, Célia Maria Carolino. Educação Matemática: Conversa com Professores dos Anos Iniciais
9. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e Ficcionalização: Um Caminho para o Ensino da Linguagem Oral. In "Gêneros Orais e Escritos na Escola". Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004
10. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998
11. TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever - Uma Proposta Construtivista. Porto Alegre. Artmed, 2002
12. VYGOTSKY. L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007
13. WEISZ. Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002

 

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997
2. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: língua portuguesa e matemática – Ciclo I
3. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.Programa Ler e Escrever – Documentos disponibilizados no site do Ler e Escrever
4. SÃO PAULO. Materiais do Ler e Escrever:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1º ano
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série) – volume 1
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série) – volume 2
Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série)
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3º ano (2ª série) – volume 1
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3º ano (2ª série) – volume 2
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4º ano (3ª série) – volume Único
Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4º ano (3ª série) – volume 1
Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4º ano (3ª série) – volume 2
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 5º ano (4ª série) – volume único
Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 5º ano (4ª série) – volume 1
Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 5º ano (4ª série) – volume 2

 

LEGISLAÇÃO
1. SÃO PAULO. DECRETO Nº 51.627, DE 1º DE MARÇO DE 2007.
Institui o Programa "Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade" . . 1

2. SÃO PAULO. RESOLUÇÃO SE Nº 86, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2007. 
Institui, para o ano de 2008, o Programa "Ler e Escrever", no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo

3. SÃO PAULO. RESOLUÇÃO SE Nº 91, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2008.
Dispõe sobre a constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade

4. SÃO PAULO. RESOLUÇÃO SE Nº 96, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008. 
Estende o Programa "Ler e Escrever" para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do Interior
ANEXO C (Resolução 52 de 13/08/2014

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Características



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    De 16/09/2014 até 17/10/2014.

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